Estive jogando muito Left 4 Dead ultimamente. É realmente um jogo incrivelmente divertido. Meu amigo trouxe há alguns meses quando veio à minha casa e me deixou viciado. Um pouco tarde para me divertir com ele, mas é assim que é quando se está ocupado terminando um jogo. Então a maior parte do meu tempo livre foi passado online destruindo zumbis.
Na verdade, quando Left 4 Dead saiu em Novembro, eu estava no Reino Unido revisando o build "Vertical Slice" de Silent Hill na Climax. O "Vertical Slice" é uma pequena seção do jogo (uma fatia,se preferir) onde todos os elementos do jogo foram polidos até a qualidade final. Isso permite que todos vejam como o jogo vai ficar e descobrir quanto tempo realmente demorará para fazê-lo, e muitas outras coisas importantes. É também a última chance de fazer mudanças drásticas na jogabilidade, em como as coisas funcionam, no design, etc. O "Vertical Slice" de Shattered Memories foi muito, muito bom (na verdade ele transformou-se no build demo da E3). Logo, enquanto a Valve estava lançando sua tese em "horror de zumbis", eu estava tendo provas de que nossa nova direção para o gênero iria realmente funcionar.
É interessante olhar para os dois jogos, embora eles pareçam exatamente opostos na superfície. Silent Hill: Shattered Memories é uma tentativa de levar o gênero de volta aos seus pontos-chave e então expandi-los nas direções certas. Decidimos que o combate dá forças, por exemplo, então ao invés de fazermos um combate desajeitado que não é divertido, criamos um sistemas de ação que não requer combate direto nenhum. Dessa forma os encontros com inimigos são assustadores e o jogador teme por sua vida. Mas vocês já me ouviram dizer tudo isso antes. Quando se analisa de perto, Shattered Memories dispensa todas as "regras de survival horror" e cria uma experiência assustadora e atmosférica.
Left 4 Dead é assustador também. Left 4 Dead também ignora todas as "regras de survival horror" e ao invés disso aspira a ser um jogo de ação multiplayer atrativo. Sim, ele tem um monte de zumbis, mas é assustador porque não "tenta ser assustador". Muitos jogos assustadores criam várias regras para deixar as coisas mais assustadoras — você tem munição mas não MUITA munição. Energia estará esperando por você mas não MUITA energia. Isso torna-se uma experiência muito estruturada e uma vez que você conhece o sistema, não pode pensar além do jogo e não se assusta mais. Em L4D você tem munição quase ilimitada, mas pode carregar apenas uma arma boa de cada vez. Você também só tem um item de energia por vez e mesmo que o jogo crie energia magicamente se você for ruim... você sente que está a centímetros da morte em todos os momentos. Isso força vocêa confiar em seus companheiros e, assim, você sente-se como se estivesse no meio de um apocalipse de zumbis e tudo o mais.
A simplicidadeé o que faz isso funcionar.
Sério, há apenas quatro armas, talvez cinco "itens" e o quê? 6 inimigos? No papel isso soa realmente pequeno e desinteressante, mas o segredo em Left 4 Dead é que ele é um jogo de fliperama old-school 2D do final dos anos 80 envolvido na pele de um título de ação moderno e de alto orçamento. É realmente o filho de Robotron e Gauntlet. Eu lembro de quando era criança e chegava no estágio final de um jogo de NES que estava jogando há semanas. Começava a sentir meu coração querendo sair do peito... mesmo que fosse apenas um jogo. É raro conseguir essa tensão e stress em um jogo hoje em dia. ...embora toda vez que eu ouça uma Bruxa gritando em L4D eu desligue minha lanterna e sinta um estouro rápido de terror antes de me forçar a continuar.
Há muitas coisas que os jogos modernos poderiam aprender com os clássicos de 8-bits. Às vezes esquecemos como aqueles jogos eram porque vemos os gráficos primitivos, músicas simples e histórias bobas. Esquecemos a sensação que eles davam, porém. Logo é interessante quando jogos como Left 4 Dead pegam uma experiência de 8-bits e mesclem em o que você pode achar um FPS comum sobre zumbis. Tudo o que sei é que muitos jogos me assustaram no passado, antes mesmo do gênero Survival Horror existir, mais do que os que me assustaram ultimamente. Outro gênero realmente atmosférico e envolvente? Aventuras em Point-and-click.
Silent Hill é um lugar misterioso; talvez tudo isso faça sentido um dia!
-Tomm